segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Aula - Formas Geométricas

ESCOLA MUNICIPAL TIA CLARICE
SÉRIE: TURMA DO TOPA
DATA: 28/09/2009
PROFESSORAS: GARDILENE E ROSIMEIRE
TURNO: NOTURNO

OBJETIVOS:

* Conhecer a lenda do Tangram;
* Identificar as formas geométricas;
Explorar a composição de figuras geométricas;
Desenvolver o raciocínio;
Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço que envolva descrições orais, construções e representações.

CONTEÚDO:
* Formas geométricas

JUSTIFICATIVA:
Este tema serve para fazer com que o aluno comece a perceber a Geometria pelas cores e formas presentes em obras de arte, em uma atividade que permite conexões com outras disciplinas.

LEITURA COMPARTILHADA

A LENDA DO TANGRAM
O tangram é um antigo quebra-cabeças de origem chinesa. Conta-se que um dia, a mais de 4000 anos, um mensageiro partiu o espelho quadrado do imperador Tan, quando o deixou cair ao chão.
O espelho partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças. a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado.

DESENVOLVIMENTO:
* Atividade de rotina (oração, frequência, conversa informal);
* Leitura compartilhada: A Lenda do Tangram;

Questionamentos orais feitos pelas professoras;

* Vocês já ouviram falar no Tangram?
* Vocês sabem o que é um quadrado? E um retângulo?
* Quais objetos nos lembram um círculo e um triângulo?
* Após a mobilicação dos conhecimentos prévios dos educandos, as professoras falarão o que vemos na natureza ou foi construído pelo homem possui formas. As mesmas continuarão o assunto questionando quais objetos lembram cada figura geométrica.

Exemplos:
Círculo (abóbora, Sol)
Quadrado (mesa, rio)
Retângulo ( porta, mesa)
Triângulo (chapéu de aniversário)
* Em seguida expor através de cartaz as figuras geométricas;
* Propor aos alunos uma atividade usando palitos de fósforos e solicitar que confeccionem:

1 triângulo
3 triângulos com 7 palitos
5 triângulos com 10 palitos

* Após a realização dessa atividade as professoras aplicarão outras tarefas para reforçar o conteúdo estudado.
* Colorir e confeccionar um tangram.

AVALIAÇÃO:
* Observar o interesse, a participação e o desempenho dos alunos nas tarefas propostas.

RELATO DA AULA:
Esta aula foi direcionada na turma do TOPA (Todos Pela Alfabetização) na Escola Municipal Tia Clarice, pelas educadoras Gardilene Barbosa e Rosimeire Mendes no dia 28 de setembro de 2009 no turno noturno, no qual participaram da aula 15 alunos com faixa etária de 29 a 62 anos. Iniciamos a aula realizando as atividades de rotina ( oração, frequência, conversa informal, leitura compartilhada). Lemos a lenda do Tangram e mostramos a figura do mesmo para os alunos conhecerem como surgiram as formas geométricas. Logo após fizemos uma mobilização dos conhecimentos prévios dos alunos, distribuímos objetos variados e pedimos que os observassem, os apalpassem e sentissem suas diferenças. Em seguida orientamos que espalhassem os objetos por grupo de acordo com suas semelhanças e puderam então separá-los por sua forma existente. Em uma roda de conversa falamos sobre as formas que vemos na natureza e em tudo que foi construído pelo homem, apresentamos um cartaz mostrando as formas e seus nomes e identificando cada uma das formas geométricas. Observamos que os nomes eram estranhos para eles, mas aos poucos foram relacionando o nome à figura e pedimos em seguida que relacionassem as figuras às formas existentes na sala de aula, os alunos participaram e deram muitos exemplos como:
janela -quadrado

prateleira -retângulo
mesa - quadrado
cartaz - triângulo

O interessante em trabalhar com adultos é a visão muito ampla que eles têm do mundo, pois trazem uma boa bagagem de aprendizagem.
Para explorar a composição das figuras geométricas (círculo, quadrado, retângulo, triângulo), distribuimos palitos de fósforos, cordão, papel ofício e cola. Questionamos de quantos palitos precisamos para formar um triângulo, analisaram a figura e alguns falaram que seria três palitos e, em seguida, pedimos que fizessem a colagem. Logo após resolvemos desafiá-los e demos sete palitos que formassem três triângulos, tentando de várias formas. Ao observar o aluno Pedro de 42 anos, depois de algum tempo do desafio conseguiu montar a figura de três triângulos.
Voltamos a perguntar quem conseguiria formar um quadrado com quatro palitos; após montar o quadrado, pedimos que montassem um retângulo, alguns acharam que não seria possível, mas Dona Antonieta, aluna de 62 anos partiu um palito ao meio e com mais dois palitos formou o retângulo toda orgulhosa.
Fizemos essa atividade com a idéia de que eles observassem o número de lados de cada figura, Por último pedimos que fizessem uma colagem de um círculo, usando o cordão.
Distribuímos copias de um tangram e falamos que ele era composto por sete peças (2 triângulos grandes, 1 quadrado pequeno e 1 paralelogramo). Perguntamos quais são as peças iguais e pedimos que indicassem a peça que não conheciam, informamos seu nome e o escrevemos no quadro-negro. Propomos a eles que pintassem e recortassem seus tangram para poderem montá-lo.

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