sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

RECEITA DE ALFABETIZAÇÃO

Receita de Alfabetização


 Ingredientes:

• 1 criança de 6 anos;
• 1 sala de aula;
• 1 Bingo de sílabas ;
• 1 baralho de letras;
• 2 alfabetos emborrachados;
• 1 pacote de criatividade;
• 2 jogos da memória com letras
• 1 pacote de história com animaizinhos
• 1 pitada de incentivo
• Vários tipos de textos: parlendas, adivinhações, cantigas de roda, poesias, livros literários, revistas, jornais, fábulas, rótulos, receita culinária e outros a critério.


 Modo de preparar:

Dissolva dois pacotes de alfabetos emborrachados contendo letras maiúsculos e minúsculas pelas paredes de uma sala de aula na qual estuda uma criança de seis anos. Acrescente ao dia dia da criança em sala de aula 2 jogos da memória com letras e uma pitada de incentivo ajudando a criança a descobrir a função de cada letrinha. Com o passar do tempo utilize um pacote de historinhas que envolvam animaizinhos cujos nomes sejam escritos com diferentes letras do alfabeto, nesta hora use um pacote de criatividade para dar sabor as histórias.
Após fermentar o gosto da criança pelo conhecimento e uso do alfabeto, acrescente um baralho de letras, com pitadas de incentivo e o pacote de criatividade, ajude seu aluno a descobrir palavras formando sílabas que se juntam para formar palavras. Em seguida a educadora fará um bingo de palavras para verificar a aprendizagem dos mesmos.
Em outro dia de aula a professora já irá utilizar textos envolvendo alfabetização e letramento. Colocará a sala em semicírculo, fará a leitura de textos diversificados para que os alunos possam se familiarizar com os textos apresentados. Em seguida a educadora pegará uma caixa com diversos tipos de textos: parlendas, adivinhações, cantigas de roda, poesias, livros literários, revistas, jornais, gibis, poesias, músicas, fábulas e fará uma roda com os alunos na qual eles escolherão o tipos de textos de seus gostos, fazendo as leituras do seu jeito. Após essa etapa, os educandos produzirão textos, onde o professor registrará o conto de cada um.
Sirva o conhecimento contido nos textos propostos para alimentar os alunos famintos de aprendizagem e nestes manterão vivo o desejo de aprender.

Um comentário:

Gyll Cambuy disse...

Realmente Rosimeire, essa experiência de produzir uma Receita de Alfabetização, fez com que cada cursistas, pudessem criar a sua. Sabemos que não existe Receita de Alfabetização, nós temos mesmo é que ensinar as nossas crianças a descobrirem com a nossa ajuda a lêem, através de brincadeioras, jogos e muita leitura feita pelo pelo professor. Assim desperta em cada uma o compasrtamento leitor e dair as mesmas podem viajhar no mkundo da leitura.